Marcos Lopes - Especial para o Blog Pilão de Notícias
A Imprensa Local de Nobres em sido referência na região da Baixada Cuiabana, devido a união e o respeito mútuo entre todos seus profissionais como também pela convivência harmônica com a classe política da cidade,o que na maioria das cidades pólos , inclusive na Capital de Mato Grosso, não acontece isto.
Agora em Nobres, parece que esta harmonia está com os dias contados, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Dias Filho, o popular Bacalhau (DEM) resolveu priorizar apenas um determinado veículo de comunicação e apenas um jornalista para a divulgação das datas das sessões e das reuniões que ocorrem no Palácio Mário Spinelli e literalmente excluindo os demais veículos e profissionais da Imprensa da cobertura destes eventos.
Outro fato que também chama atenção, é que no site institucional da Câmara Municipal de Nobres, apenas os vereadores da Mesa Diretora estão tendo destaques e os demais vereadores estão sendo preteridos e por consequência não tem suas ações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da Casa de Leis.
Por falar em Assessoria de Comunicação do Poder Legislativo Municipal, aparentemente, a mesma é formada por duas pessoas, mas que legalmente aparece, apenas uma, a outra fica somente nos bastidores fazendo o trabalho que até então seria de um funcionário efetivo da Casa de Leis e dentre as suas funções está toda a parte de informática da Câmara Municipal, inclusive nos dias de sessões ou reuniões, sejam estas de manhã, a tarde ou a noite.
As equipes do Blog Pilão de Notícias e da NCC TV Web questionaram o presidente da Câmara de Vereadores de Nobres, o vereador José Dias via wathsap sobre o assunto e ele limitou-se a dizer:
“Meu rei vc tá confundindo as coisa” (frase na íntegra e na forma que o vereador José Dias respondeu).
Questionado sobre quem seria os profissionais que integram a equipe da Assessoria de Comunicação da Casa de Leis nobrense e porque ele estava fazendo seletividade de veículos de comunicação como também acepção de jornalistas, o vereador José Dias, optou por apenas responder : “Blz.Boa Tarde”., encerrando desta forma a conversa via WhatsApp , mostrando que o Poder pelo Poder já começa a “impregnar” nele enquanto político que começa a deixar o ego narcisista tomar conta dele, ao melhor estilo “João Dória de ser”.
Parte da Imprensa Local de Nobres já começa a sofrer uma “censura” parcial ao ter o seu espaço de trabalho limitado, o que acaba dificultando a cobertura dos jornalistas, já que alguns prestam assessoria de mídia externa para alguns vereadores.
Prova desta “censura” ao trabalho dos jornalistas aconteceu na última quarta –feira (28), onde foram gastos quase 2 metros de fita “durex” pra fixar dois cartazes com a frase: “ Por favor , não passe”.
Até então isto , não vinha acontecendo, mas coincidentemente, só ocorreu após os questionamentos ao presidente da Câmara, José Dias sobre o porque de apenas um veículo e um jornalista estar sendo avisado das reuniões e sessões da Casa de Leis como também quem seriam as pessoas que integram a Assessoria de Comunicação do Poder Legislativo.
A justificativa para tal ato foi a questão do distanciamento social devido a pandemia do corona vírus, mas no ano anterior (2020) sobre a presidência do agora 2º secretário, vereador Dr. André Avelino (PSDB) , com os casos de Covid-19 em ascendência em Mato Grosso, não houve medidas similares a essa. Os jornalistas ao se aproximarem das mesas onde os vereadores ficam acomodados, sempre mantiveram a distância de 1, 5 metro e fazendo o uso de máscara.
Essa limitação de espaço e “censura” iniciou-se a partir do momento em que o vereador José Dias começou a ser questionado sobre a sua gestão e sobre a assessoria de comunicação da Casa de Leis.
Antes disto, todos os jornalistas e demais profissionais da Imprensa tinham acesso livre nos corredores da Câmara , o que não ocorreu na última quarta –feira (28) , onde a porta principal do Plenário Mário Spinelli ficou as quase duas horas de sessão trancada , impedindo assim a saída dos jornalistas, como também limitou-se o espaço de acesso aos mesmos que alguns deles não puderam realizar o trabalho de assessoria de mídia externa para alguns vereadores, devido , o presidente do Poder Legislativo ter “incorporado” um “João Dória”.
O espaço continua aberto para que o vereador José Dias responda os nossos questionamentos como também revele quem são as pessoas que fazem parte da Assessoria de Comunicação de Nobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário