A vacinação será dividida em três etapas, cada uma com parte do público-alvo. Confira que desde o dia 12 de abril, as crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até dias 45 após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A vacinação já está em curso em Nobres e deve atingir crianças, maiores de 06 meses e menores de 05 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, trabalhadores da educação, agentes de segurança, servidores do sistema prisional, pessoas com liberdade privada; adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas sócio-educativas; idosos acima de 60 anos, indígenas, mulheres com até 45 dias pós- parto (puérperas), profissionais da educação e pessoas portadoras de doenças crônicas, com a devida comprovação.
A vacinação já está sendo realizada, mas ela começa oficialmente no dia 19 de abril de 2.021 e será das 08:00 às 17:00 horas nos postos de saúde dos bairros, sendo Jardim Glória, Jardim Petrópolis, São José e Centro Preventivo de Saúde. É importante lembrar, aquele que irá se vacinar deve apresentar o cartão de vacinação.
É importante ressaltar que as pessoas que estão imunizadas com relação ao Covid-19, devem esperar para vacinar contra a gripe após 14 dias da vacina contra o Covid-19.
Vale reconhecer que o influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Segundo se informa, é de elevado nível de transmissão e distribuição global, com tendência a disseminação com considerável facilidade. A transmissão do vírus causador da gripe Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias de um indivíduo contaminado ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. O contato manual ou com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções, segundo dados divulgados pela Coordenadoria da Atenção Básica do município, através de Lázaro Alves Dias.
Ressalta-se ainda que seja muito elevada a contaminação em ambiente domiciliar, em ambientes fechados ou semi- fechados, dependendo não apenas da infectividade de um membro da mesma linhagem familiar, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas de idade.
Avalia-se, tecnicamente, que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. Outro dado interessante aponta que as crianças com idade entre 01 e 05 anos são as principais fontes de transmissão do vírus na família e na comunidade.
Entre outras notas técnicas, é importante informar que o vírus sobrevive em diversas superfícies (madeira, aço e tecidos) por um período de 08 a 48 horas. Mas a prevenção através da campanha é o que vem sendo útil e necessária para evitar que grupos vacinados não sejam contaminados, verificando-se que os impactos da vacinação reduzem significativamente os casos de internações hospitalares, bem como os onerosos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis, como informa o setor municipal de Atenção Básica.
Não bastasse a pandemia que está ativa no mundo inteiro e já matou milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário