Redação
O período eleitoral começou oficialmente nesta sexta-feira (16) em todo o Brasil, marcando o início de uma corrida política intensa em Nobres, onde estão em jogo 11 vagas na Câmara Municipal.
A atual composição da câmara conta com 11 vereadores, dos quais apenas 9 concorrem à reeleição. O odontólogo Dr. André Avelino Bezerra (PP) não busca a reeleição, pois está de mudança para o estado de São Paulo. Outro que não tenta a reeleição é o vereador Teluzio Laurindo, conhecido como Chiquinho (UB), que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Esportes, deixando a vaga para a contadora Elizabeth Machado, a Betinha (PP), que agora, como vereadora em exercício, também busca sua reeleição.
Nas eleições municipais deste ano, 75 candidatos disputam as vagas na câmara e abaixo estão os nomes dos candidatos, divididos por partido:
PSD: Aryane Silva, Elton Camargo, Madalena Xavier, Mario da Fortaleza, Nilma Brandão, Nina da Coqueiral, Reginaldo Xavier o Bacana e Valdeci do Villa’s.
PP: Elizabeth Machado (Betinha), Dr. Pedrinho Silva, Flavio Rondon, Joel Junior e Teka do Hospital.
REP : Adão da Pax, Benildo, Das Neves, Devair, Dr Dhener, Eva Gilmarzinho e Ingrid.
PL: Ademar Rodrigues, Anayh da Pousada, Bacalhau, Bochecha, Edson Bakairi, Enfermeira Kássia, Jailson Pedreiro, Jorge Telemensagem, Nilsinho, Otília Celso, Rosana da Malharia, Victor Carvalho e Zilmai Ferreira.
PRD: Antonio Real, Daniela Marques, Dema, Douglas Leite, Gentil do Conselho, Lucia, Neia do Cheba, Solange Cabeleireira, Terezinha do Carolina, Vitoria da Saúde e Vovô.
PSB: Arquimedes da Bom Jardim, Catiçá, Celinha do Salão, Edvan Carvalho, Enfermeiro Rogério Frazão, Estela, Lidia, Negão do Mercado, Odison Araujo, Marcos Pedala, Rosangela Chociay e Tim Tim.
UB: Bacalhau, Carlinhos HS, Dora do Conselho, Fermino do Taxi, Gersinho, Juçilândia, Professora Alessandra, Professor Elies e Talita Ribeiro.
POD: Dona Sônia, Dr Emerson Andrade, Eloni, Mary do Turismo, Negão Chi Bom Bom Bom, Neuza Povo Bakairi, Prof Neko, Prof Sidnei, Professor Marcos, Tenente Fontes e Vincent Youtuber.
Além da corrida pelas cadeiras da câmara, a disputa pela Prefeitura de Nobres promete ser acirrada, com três candidatos de peso. O ex-deputado estadual Zé Domingos (UB) lidera a Coligação "Nobres Não Pode Parar", formada por União Brasil, PRD, PSDB, PRTB e PP. Ele tem como candidato a vice-prefeito o médico Dr. Sérgio Takeuti (PRD), atual vice-prefeito de Nobres.
Zé Domingos representa o grupo político que atualmente está à frente da gestão municipal, com o apoio dos principais partidos de Centro-Direita, incluindo o apoio declarado do deputado federal bolsonarista Nelson Barbudo (PL), um dos ícones da Direita no Brasil.
A odontóloga Simone Mendes (PSB) concorre pela Coligação "Nobres Para Todos", que inclui PSB, Republicanos, Podemos, MDB e PL. Seu candidato a vice-prefeito é o empresário Heig Maciel, conhecido como Maciel do Xaxim (Republicanos). Apesar de se apresentar como defensora das pautas da Direita e do do conservadorismo Simone Mendes representa o PSB, partido do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que dá sustentação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que defende as pautas progressistas como a legalização do aborto e a descriminalização total das drogas.
Até o momento, Simone conta com o apoio declarado do deputado estadual Max Russi, presidente do PSB em Mato Grosso, e da deputada federal Coronel Fernanda (PL).
E por fim, o empresário Neilton Hiper (PSD) lidera a Coligação "Nova Fase, Novo Tempo", com chapa pura e a empresária Luciana Almeida, a Luciana do Jeito Brasil, como candidata a vice-prefeita.
Neilton se apresenta como uma opção de terceira via, distante da polarização entre Esquerda e Direita, e conseguiu agregar apoios de diversos segmentos políticos, incluindo o policial rodoviário federal Rafael Ranalli, que é candidato a vereador pelo PL em Cuiabá, e o vice-presidente estadual do Podemos em Mato Grosso, Inspetor Adriano Carvalho, mesmo o partido dele estando em uma coligação adversária.
Vale ressaltar à título de informação, que tanto o PL e o Podemos estão em coligações adversárias e que o apoio de lideranças destes partidos tanto à Zé Domingos como para Neilton Hiper, são apoios pessoais por discordarem da aliança de suas respectivas siglas em Nobres.
Nobres está prestes a vivenciar uma eleição histórica, marcada pela expressiva participação de 75 candidatos a vereador e três concorrentes à prefeitura.
Esse cenário político local se desenrola em um contexto nacional de polarização quase extremista e radical entre Esquerda e Direita, o que já começa a influenciar as eleições municipais. Um exemplo claro dessa influência é o veto do diretório nacional do PL e da presidente do PL Mulher, Michele Bolsonaro, a quaisquer alianças com partidos de Esquerda, incluindo o PSB, ao qual pertence a Dra. Simone Mendes, uma das candidatas à prefeitura de Nobres.