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Deputado Abílio Júnior recomenda à Emanuel que coloque fim às rusgas com Mendes e comece a planejar o BRT

 

Foto: O Bom da Notícia

O Bom da Noticia


Neste último sábado(13), o deputado federal Abílio Júnior (PL) afirmou à jornalistas que o prefeito Emanuel Pinheiro(MDB) deveria colocar de lado suas rusgas pessoais com o governador Mauro Mendes (UB) e começar a projetar as avenidas de Cuiabá para a instalação do BRT[Bus Rapid Transit]. Como forma de adaptar o corredor para o novo modal, além de criar outras alternativas de mobilidade urbana para evitar o estrangulamento do trânsito na capital.

"Para mim esta discussão entre o Veiculo Leve sobre Trilhos e o BRT já é um assunto vencido, pois já foi decidido, os trilhos já foram destruídos, então não temos mais que conversar sobre o VLT. Hoje, nós temos um problema maior, um ônibus para 30 anos com portas para o VLT, ou seja, estes que Emanuel comprou são altas e as plataformas do BRT são mais baixas. Assim, provavelmente, as estações de ônibus vão precisar de ser adaptadas”.

Ao, igualmente, mencionar a necessidade de recriar um novo modelo de mobilidade, para que o sistema integrado seja bem sucedido. Mas para que isto aconteça, esta reengenharia precisa começar a ser feita agora senão o novo modal a ser implantado não vai atingir o alvo. "Se funcionar como sistema integrado vai ser um sucesso, mais isso precisa começar a acontecer”.

Abílio ainda destaca a importância desse planejamento, uma vez que as principais avenidas da cidade não foram planejadas para o BRT e caso isso não ocorra pode gerar mais congestionamento nas pistas para carros.

“Com o corredor do BRT e mais uma pista de ônibus teremos um problema, porque as vias vão estrangular mais o trânsito para carros, gerando congestionamento. Assim, do jeito que a situação está hoje nós precisamos é que ao invés do Emanuel ficar brigando com Mauro Mendes, acelere este processo e comece a planejar o funcionamento por onde o modal irá passar”, completou.

A declaração do parlamentar foi feita em sua primeira roda de conversa com jornalistas no espaço Cuyaverá, na Pedro Celestino, no centro de Cuiabá. Ao buscar desfazer alguns desentendimentos com a imprensa e, claro, não esconder sua intenção de disputar ano que vem a Prefeitura de Cuiabá.

Ao chegar, inclusive, admitir que perdeu a eleição de 2020 por falta de amadurecimento, na época, quando confrontou o prefeito emedebista nas urnas, na disputa pelo comando do Palácio Alencastro. Para o parlamentar, esta inexperiência política teria feito completa diferença na reta final, no segundo turno da campanha, quando acabou derrotado por um pouco mais de seis mil votos.

Também revelando que, igualmente, por falta de amadurecimento, naquele período, ele não tinha muito habilidade para lidar com a imprensa. E que apesar de se relacionar bem no individual com alguns jornalistas, pecou muito ao levar para o campo pessoal as perguntas nas coletivas que realizava.

"Nunca tinha participado de uma campanha majoritária, eu não sabia como era uma campanha majoritária. É uma campanha muito diferente da proporcional. Você está sempre com muito estresse, é muito puxado. Você acorda muito cedo, vai dormir muito tarde, então seu emocional vai ficando abalado. Preciso, inclusive, me desculpar com a classe jornalística porque não entendi a diferença do individual com o coletivo e, sobretudo, que jornalistas não são os donos dos veículos de comunicação mas profissionais que trabalham neles. Peço desculpas porque o Abílio hoje é bem diferente daquele lá de tras. Hoje este Abílio tem mais experiência de vida e está aprendendo a se relacionar melhor com a imprensa".

Ainda admitindo que também tinhas rusgas públicas com outros políticos, ao voltar a reiterar as mudanças que vem buscando realizar em sua vida, sobretudo, política. O que para ele não significa deixar seu processo ideológico de lado, mas concentrar no que realmente quer nesta ambiência política e no seu desejo de enfrentar, em 2024, as urnas novamente, mas focado em projetos que, de fato, ajudem a capital.

"A gente tinha uma relação muito conflituosa não só com a imprensa mas também com outros políticos. Era uma fase diferente. Claro, neste minha reaproximação, em especial, com a imprensa, não significa que o Abílio perdeu seus valores. De jeito nenhum. Mas quando a gente foca no que quer, precisa ter o entendimento do que é necessário fazer para que esta intenção se realize".

Abílio conquistou a cadeira na Câmara Federal, nas eleições de 2022, com 87.072, sendo o deputado federal mais votado em Cuiabá, com 41.621 votos.

Sobre a mudança de modais

O modelo do VLT foi apresentado pelo Governo do Estado como alternativa para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana. Iniciou as obras em 2012, de olho na Copa do Mundo de 2014, quando Cuiabá foi uma das 12 sedes do Mundial, no Brasil.

Na época, Silval Barbosa era gestor estadual e utilizou a obra como uma dos maiores propinodutos da história de Mato Grosso, assim, o VLT ficou conhecido como 'o filho da corrupção'. Admitido pelo próprio Silval em sua delação premiada.

As obras do VLT foram escoradas num projeto que previa 22 km de trilhos divididos em duas linhas: uma que ligaria o modal do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, à Zona Norte de Cuiabá. E outra ligando a Zona Sul ao centro da capital. O consórcio responsável partiu de um orçamento inicial de R$ 1,477 bilhão, e deste valor R$ 1,2 bilhão foi pago.

Em 21 de dezembro de 2020, o governador anunciou que substituiria o modal pelo BRT. Em maio de 2021, o Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Codem) aprovou a troca do sistema VLT para o sistema BRT e, igualmente, a troca dos modais foi avalizada pela Assembleia Legislativa.

Mas as obras do modal viraram uma verdadeira queda de braço política entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o governador Mauro Mendes. Ainda que a Prefeitura de Cuiabá venha colecionando sucessivas derrotas na Justiça na tentativa de impedir o modal de entrar em Cuiabá.
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