Redação
Neste domingo (1°), em todo o Brasil, foram realizadas as eleições para Conselheiro Tutelar, e Nobres não ficou de fora desse importante evento, que permitiu aos cidadãos nobrenses exercerem a sua cidadania escolhendo através do voto aqueles que vão defender e cobrar os direitos e deveres das crianças e adolescentes em risco ou que estejam em vulnerabilidade social.
A eleição teve início às 8h da manhã e terminou às 17h.
Os conselheiros tutelares eleitos tomam posse no dia 10 de janeiro de 2024 e a duração do mandato deles é de 4 anos.
Este ano houve uma novidade, pela primeira vez, foram usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional e os equipamentos forão emprestados pelos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs).
Ao todo 1.500 pessoas votaram em Nobres e 15 candidatos estavam aptos na disputa por uma das cinco vagas do Conselho Tutelar.
Os novos conselheiros tutelares eleitos foram:
Vitor Carvalho que foi o mais votado e obteve 249 votos. Em segundo lugar, Denise Partotski com 176 votos foi reeleita ao cargo de conselheira tutelar, sendo a única dos atuais conselheiros conquistar a reeleição.
Na terceira colocação ficou a Professora Geralda (do Distrito de Coqueiral) com 153 votos.
Ana Rita Marques conquistou 144 votos nas urnas e ficou na quarta colocação. E em quinto lugar, a ex-consheira tutelar Euzani Costa (Zaine) obteve 134 votos e está de volta para exercer novamente a missão de proteger, defender e cobrar os direitos e deveres das crianças e adolescentes nobrenses.
Com o processo eleitoral da escolha dos novos conselheiros tutelares encerrado, agora é momento de celebrar o pouco da democracia que ainda resta no Brasil e que evidenciou de forma peremptória, o compromisso da comunidade com o bem estar das crianças e adolescentes de Nobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário