Kauana Mikaelle da Silva Lino
Á exemplo do que está acontecendo na maioria das regiões do Brasil e também em alguns municípios de Mato Grosso, Nobres tem tido alguns casos isolados de Covid-19 que segundo o médico do Hospital Laura de Vicuña., Dr. Dhener Herbert Ribeiro “vem aumentando de forma significativa nos últimos dias, sobretudo após o feriado prolongado da Proclamação da República”.
Este cenário no estado de Mato Grosso coloca a Secretaria Estadual de Saúde (SMS) em estado de alerta, ainda mais porque nesta época do ano são mais comuns as aglomerações em virtude das festas de final de ano que se aproximam.
“Como médico recomendo e aconselho que sejam realizadas algumas medidas preventivas, como a higienização das mãos e uso de máscara em ambientes fechados ou com muitas pessoas ao redor, sejam intensificadas, porque é uma situação que inspira cuidados, ainda mais junto aos grupos imunossuprimidos, portanto, peço à população para redobrar os cuidados a fim de manter a situação sob controle, isto é, sem um número elevado de internações e, principalmente, de óbitos”, pontuou Dr. Dhener.
O médico informou ainda que o Sistema de Saúde de Nobres já atendeu cerca de 10casos isolados de Covid-19 e entre estes um caso foi confirmado, sendo este uma gestante que se encontrada isolada na ala de Covid-19 que foi reativada para atender os novos casos que já surgiram e os novos que vierem a surgir.
Dr. Dhener também explicou que só a partir de 100 casos confirmados de Covid-19 que a Secretária Municipal de Saúde começa a registrar oficialmente no Boletim Epidemiológico, mas segundo ele, “neste momento, todos devem ficar em alertas e prestar atenção nos sintomas gripais e caso , sejam identificados alguns sintomas do Covd-19, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde”.
Na manhã da última quinta-feira (24) o Governo de Mato Grosso, recomendou o retorno do uso de máscaras para as crianças de 5 a 11 anos em ambiente escolar e para pessoas com sintomas gripais e isso ocorre após casos da subvariante da Ômicron B.Q.1 serem registrados no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário