Kauana Miaelle da Silva Lino
Alunos da rede pública municipal de Nobres concluíram na última sexta-feira (21), a etapa de formação pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), ofertado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Nobres, através da Secretaria Municipal de Educação e a ação mobilizou 95 alunos.
Para encerrar a conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), foi realizada no começo da noite da última sexta-feira (21) uma solenidade de formatura na Escola Municipal Professora Dalci Cândida de Souza, localizada no bairro Jardim Petrópolis.
O Proerd nas escolas tem como objetivo desenvolver habilidades para a saúde e segurança pessoal das crianças desde cedo através das atividades que promovem a participação e a interação social nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a soluções dos problemas e dificuldades. Esses conteúdos são trabalhados em sala de aulas com os alunos, que conta também com o apoio e colaboração dos professores.
A solenidade se iniciou por volta das 19 h 30 na quadra de esportes da Escola Municipal Professora Dalci Cândida de Souza com o 3º Sargento Romoaldo, coordenador do PROERD em Nobres a frente do cerimonial e convocando as autoridades políticas e militares presentes a comporem o dispositivo juntamente com os diretores da rede publica municipal de ensino e posteriormente todos os presentes foram convidados a ficarem de pé e em posição de sentido para juntos cantarem o Hino Nacional Brasileiro.
O prefeito Leocir Hanel destacou a Imprensa que o PROERD colabora para a formação da educação cívica e disciplinar dos alunos e salientou que são sementes plantadas agora, que serão germinadas no futuro ,dizendo não para as drogas.
O 3º Sargento Romoaldo, coordenador do PROERD em Nobres em entrevista a Imprensa afirmou que a escola é a parceira da Polícia Militar juntamente com a família, através da colaboração dos professores e dos pais.
Um aluno da Escola Municipal Marechal Candido Rondon , do Distrito de Coqueiral, leu uma redação para os presentes e em seguida Professores e diretores receberam simbolicamente das autoridades políticas e militares os certificados de conclusão dos formandos de 2022 do PROERD, os quais serão entregues no decorrer da próxima semana.
Os alunos posaram para fotos e foram ao êxtase da emoção quando o personagem DARE, mascote do PROERD entrou na quadra da Escola Municipal Professora Dalci Cândida de Souza e no final do evento foi servido um jantar aos presentes.
O mascote do PROERD posou para fotos com as autoridades, professores , diretores e alunos.
Agora só a título de informação o PROERD, que é o Programa Educacional de Resistência as Drogas, foi criado por duas professoras pedagogas do Distrito Escolar da cidade de Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1983 com a sigla D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistance Education) e apresentado ao departamento de Polícia. Teve boa aprovação e com dois anos de aplicação o Programa estava em todos os Estados americanos. Rompeu-se fronteiras e atualmente já vem sendo aplicado em mais de 65 países.
No Brasil o Programa iniciou-se no Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para outros Estados, tamanha foi à aceitação por parte das escolas e comunidade, que atualmente o Programa já atende todos os estados brasileiros, seja em escolas públicas ou privadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário