Kauana Mikaele Com Colaboração de Marcos Lopes
Fotos: Marcos Lopes
Com poucos recursos, mas com força de vontade, determinação para adquirir conhecimento técnico, cerca de 25 pessoas que irão integrar a equipe da Brigada Mista de Nobres estão há três dias sendo treinadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso para conter princípios de incêndio em vegetações na cidade.
O combate aos incêndios florestais tem se tornado cada vez mais difícil para o Corpo de Bombeiros em Mato Grosso, principalmente no interior do estado visto que, apenas do ano passado para cá, houve um aumento aproximado de 400% dos focos, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) no período de seca, somado às altas temperaturas, à baixa umidade do ar e à intervenção humana. Com isso, a atuação voluntária de brigadistas é mais que bem-vinda.
No curso de treinamento os futuros brigadistas estão recebendo um treinamento sobre as noções de combate e prevenção a incêndio e como também de primeiros socorros, com a intenção de evitar acidentes e até mortes.
O curso teve inicio na última segunda – feira (21) e irá se encerrar no final da tarde desta quarta-feira (23).
De acordo com o vereador Rogério Frazão Sampaio (PSB) idealizador do projeto da Brigada Mista, o grupo será uma referência em combate a incêndio florestal em Nobres.
“Vamos ter pessoas de várias idades e formações, mas o que importa é a vontade de da um deles em fazer a sua parte, agindo de forma coletiva, coordenada, treinada”, delineou o parlamentar.
Os bombeiros reconhecem a relevante contribuição dos brigadistas, mas ressaltam a necessidade de preparação, para que essas pessoas não venham a se tornar vítimas.
“Estamos há três dias já realizando a capacitação da equipe que irá formar a Brigada Mista aqui no município de Nobres para que possamos preparar e capacitar os brigadistas e assim com o curso eles estarem aptos para desenvolver as atividades de combate e prevenção a incêndios florestais no município”, explicou o Tenente Delfino, coordenador do Curso.
“Eles irão conter o foco antes de se tornar um grande incêndio, fazendo o primeiro combate e isso é muito importante, mas precisam de orientação, porque é uma atividade perigosa, cansativa e que requer técnica”, destacou também o Tenente Delfino,
Representando a gestão municipal, o secretário de Governo e de Saúde de Nobres, Marcos Cheba, o apoio da Prefeitura será de suma importância para a formação da brigada mista, principalmente no período de seca, quando as queimadas surgem no município.
“Nós sabemos das dificuldades, principalmente, nessa época do ano com os incêndios florestais não só na área rural, mas, também, na área urbana. E ao somarmos esforços juntamente com o vereador Rogério e o Corpo de Bombeiros para implantar a brigadas municipal, a mesma será de suma importância para reforçar os atendimentos de ocorrências e, assim, agilizar a serviços de combate e prevenção aos incêndios e queimadas tanto na zona urbana como na zona rural do nosso município”, afirmou Cheba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário