R 7
A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) promove nesta quarta-feira (9) o Dia Nacional de Luta pela vacinação da categoria. A entidade pede para que os profissionais vistam azul, façam fotos, usem a hashtag @vacinaaimprensa e marquem as autoridades locais e nacionais em postagens nas redes sociais.
O ato faz parte da campanha para inclusão dos profissionais da imprensa nos grupos prioritários de imunização contra a covid-19. No Dia da Imprensa, celebrado em 1º de junho, a federação destacou a atuação da categoria, essencial durante a pandemia.
"Nosso trabalho tem sido essencial para combater a desinformação sobre o novo coronavírus, ajudando a salvar vidas", afirma a entidade.
Na ocasião, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi cobrado com marcações nas redes sociais. A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) da Prefeitura de São Paulo informou que segue as orientações técnicas do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e do PEI (Programa Estadual de Imunizações).
"De acordo com a Lei 6259/75, Título II, Artigo 3º, cabe ao Ministério da Saúde a elaboração do Programa Nacional de Imunizações, que definirá as vacinações de caráter obrigatório", disse a administração.
Já a Secretaria da Saúde do governo de São Paulo disse, em nota, que o PEI segue as diretrizes do PNI para a definição dos públicos-alvo.
"A pasta tem o compromisso de imunizar o maior número possível de pessoas, de acordo com estas diretrizes e sempre comunicando com transparência o cronograma a ser iniciado. No entanto, é fundamental que o Ministério da Saúde disponibilize mais vacinas para a ampliação da imunização e a inclusão de novos grupos", destacou o texto.
Estados
No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) sinalizou que os jornalistas serão imunizados no final de junho ou início de julho, de acordo com o SindijornalistasES.
No Mato Grosso do Sul, a categoria começou a ser vacinada no dia 27 de maio. No Maranhão, profissionais de imprensa começaram, a ser vacinados nas empresas de comunicação no último sábado (29).
Nenhum comentário:
Postar um comentário