.

.

,,

Com 11 pré-candidatos, federação de esquerda busca viabilidade eleitoral em MT





Redação


A federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, chega ao período de pré-campanha em Mato Grosso com uma nominata numerosa para a Câmara Federal, mas com o desafio de transformar quantidade em competitividade eleitoral. Ao todo, são 11 pré-candidaturas colocadas, em um cenário que exige forte desempenho coletivo para alcançar o quociente eleitoral, estimado em cerca de 230 mil votos.

O principal nome da federação é o da ex-deputada federal Rosa Neide, atual diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ex-secretária estadual de Educação, ela foi a candidata mais votada do estado em 2022, com 124.461 votos, mas ficou fora da Câmara devido à insuficiência de votos da legenda. Mesmo sendo o maior capital eleitoral do grupo, aliados avaliam que, isoladamente, sua votação não garante a conquista de uma vaga caso a chapa não apresente crescimento expressivo no conjunto.

Além de Rosa Neide, a federação reúne nomes com atuação política regionalizada. Entre eles estão os ex-vereadores Robinson Cireia (Cuiabá) e Graciele (Sinop), o engenheiro James Cabral, de Cáceres, o vereador Wendell Giroto, de Rondonópolis, e o ex-prefeito de Juína Altir Peruzzo. Também integram a lista Léo Rondon, que disputou a Câmara de Cuiabá em 2024, e Julier Sebastião da Silva, que acumula participações anteriores em eleições majoritárias e proporcionais.

A nominata é completada por lideranças sindicais, como Zé Pequeno e Noel, que dialogam com segmentos específicos do eleitorado, mas enfrentam o desafio de ampliar sua visibilidade em um pleito de alcance estadual.

Internamente, a avaliação é de que a federação precisará investir em coordenação política e fortalecimento das bases locais para evitar que a votação fique concentrada em poucos nomes. Sem esse equilíbrio, mesmo uma performance robusta de seu principal destaque pode não ser suficiente para assegurar representação na Câmara Federal.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

Reposicionamento editorial e continuidade de propósito em um novo ciclo sustentado por raízes que permanecem

Por Marcos Lopes A prática jornalística sempre se fundamentou, para mim, acima de tudo, na responsabilidade. Responsabilidade com a consistê...

...

...
Blog Pilão de Notícias. Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Marcadores

Postagens Recentes