Na manhã do dia 1º de janeiro de 2025, a Câmara Municipal de Nobres viveu momentos emocionantes durante a cerimônia de posse dos novos representantes do Executivo e Legislativo. Entre os empossados, destacou-se Lucineia Maria de Souza, carinhosamente conhecida como Néia do Cheba, que iniciou seu mandato com um discurso repleto de emoção e determinação.
Dona de casa, mãe de três filhos, sendo a cápsula denunciada com autismo, Néia representa as mães atípicas com uma força admirável. Com 797 votos, tornou-se a vereadora mais votada da história de Nobres, um feito que também a colocou como a segunda mais votada em percentual no Estado de Mato Grosso. Seu compromisso com as famílias atípicas e sua luta pela inclusão marcaram sua campanha, e agora prometem ser as diretrizes de seu mandato.
Uma bandeira em defesa do autismo
Em seu discurso, Néia se emocionou ao falar sobre sua experiência como mãe atípica e a luta entre famílias que enfrentam desafios semelhantes. Ela destacou a importância de projetos que tragam mais apoio e estrutura para atender às necessidades dessas crianças, incluindo a criação da tão sonhada “Casa do Autista”.
“Ter um filho com autismo é descobrir um mundo novo. Eles nos ensinaram a ver uma vida de forma diferente, com mais amor e inconvenientes. Minha luta é para que todas as famílias tenham apoio e que possamos criar um futuro melhor para nossas crianças”, afirmou Néia.
Propostas em ação
A nova vereadora iniciou seu mandato propondo a criação de dois cargos de fonoaudiólogos no município, destacando a urgência de atender crianças e adolescentes que aguardam o acompanhamento. O pedido foi direcionado ao prefeito Zé Domingos, a quem Néia parabenizou e reforçou seu apoio como parte da base governamental.
Veja o vídeo do discurso da posse da vereadora Néia do Cheba.
Uma trajetória inspiradora
Casada com Marcos Alves Albuquerque, conhecido como Cheba, ex-secretário de Saúde e atualmente integrando o DECOM (Departamento de Comunicação) da Prefeitura de Nobres, Néia sempre esteve envolvida nas causas sociais juntamente com seu esposo. Sua história de superação e resiliência agora inspira mulheres, mães e famílias de toda a cidade.
Com um discurso final que ecoou no coração dos presentes, Néia concluiu: “Mãe, a tua luta é a minha causa. Estou aqui para representar cada uma de vocês e fazer a diferença para nossa sociedade. Vamos construir um Nobres mais inclusivo e justo.”
A composição da Câmara, que conta com 11 vereadores, sendo quatro mulheres, marca um novo capítulo na representatividade feminina dentro do parlamento de Nobres que ainda terá as vereadoras Eva do Gilmarzinho (REP), Thalita Ribeiro (UB) e Zilmai Ferreira (PL) ex-presidente do Poder Legislativo Municipal representando a força da mulher nobrense dentro da Casa de Leis.
Néia do Cheba promete fazer história, não apenas por suas conquistas nas urnas, mas pela transformação que busca trazer à vida das famílias nobrenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário