Thaís Benfica /Especial para o Pilão de Notícias e para o Nobres Notícias
A 120 km de Cuiabá-MT, a cidade de Nobres se destaca dos outros municípios por sua beleza e seu turismo aquecido. Localizada na região da Serra do Tombador, ela reúne verdadeiras obras da natureza, com inúmeros circuitos de cachoeiras e grutas, inclusive, várias delas totalmente inexploradas.
A cidade completou 57 anos de história neste domingo,1º de maio e a comunidade nobrense tem o privilégio de desfrutar de sítios arqueológicos de grande valor científico, onde podem ver várias figuras rupestres. Dentre todas as várias riquezas históricas de Nobres, a humana é sua mais relevante, destacando entre estas, os pioneiros, os indígenas e líderes religiosos. Assim como destacado na nota deixada pelo vereador Dhenner Ribeiro (REP) a todo cidadão nobrense em sua fala na 11º Sessão Ordinária da Casa Legislativa, em virtude da semana de aniversário do município.
NOTA:
“O município de Nobres se formou a sobra de três sesmarias: Bananal, Francisco Nobre e Pontezinha. O termo ‘Nobres’, usado no plural, designa as pessoas da família Nobre, os Nobres, é, portanto, uma homenagem a família à família do senhor Francisco Nobre, dono de uma das sesmarias que deu origem a localidade.
A movimentação na região é bastante antiga por ser rota de passagem entre Cuiabá, Rosário Oeste e Diamantino. No ponto onde se situa a sede municipal, principiou-se uma povoação chamada de Seis Marias, este nome é corruptela de sesmaria, termo designativo do título de terras concedidos pelo Poder Público Colonial.
Com o passar dos anos, o vilarejo teve denominação alterada, passando a chamar-se Bananal, graças aos extensos bananais que se plantavam nas propriedades da região. Na divisão territorial do Estado de Mato Grosso de 31 de dezembro de 1936, a localidade aparece com o nome de Nobres, em 1943 foi criado o Distrito de Paz de Nobres, jurisdicionado a Rosário Oeste.
Elevado à categoria de município com a denominação de Nobres pela Lei Estadual nº 1943 de 11 de novembro de 1963, desmembrado do município de Rosário Oeste e Chapada dos Guimarães, sede no antigo distrito de Nobres constituído do distrito sede instalado em 1º de maio de 1965. Em divisão territorial datado de 1995 o município é constituído de três distritos: Nobres, Bom Jardim e Coqueiral.”
E deixou seu olhar especial ás Grandes Famílias Nobrenses, “Quero parabenizar principalmente a zona rural e as grandes famílias da zona urbana também. Um município sem história, é um município que não existe. Então deixo aqui o meu parabéns a todos os nobrenses, a aldeia Santana Coqueiral, Bom Jardim. E a todos os moradores do nosso município meu muito obrigado”, completou Dhenner.










Nenhum comentário:
Postar um comentário