• Anuncie Aqui!

    “Muitas coisas pequenas foram transformadas em grandes pelo tipo certo de publicidade.” — Marl Twain

  • Anuncie Aqui!

    “A publicidade é uma das formas mais interessantes e difíceis da literatura moderna.” — Aldous Huxley

  • Anuncie Aqui!

    “A boa publicidade aumenta vendas. A grande publicidade constrói fábricas.” — Bill Bernbach

  • Anuncie Aqui!

    “A publicidade atinge o alto nível de satisfação do consumidor quando a sua mensagem é real, oportuna e adequada às suas condições de vida.” — Helgir Girodo

  • Anuncie Aqui!

    “O que realmente faz o consumidor decidir comprar ou não comprar é o conteúdo de seu anúncio, não a sua forma.” – David Ogilvy

ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI - LIGUE AGORA NO (65) 98434-3244 E FAÇA SEU ORÇAMENTO

ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI -  LIGUE AGORA NO (65) 98434-3244 E FAÇA SEU ORÇAMENTO

Policial penal e ex-candidato a vereador é detido pela PM após desacatar recepcionista no Centro de Referências de Nobres

  


Redação 


O nome dele já é conhecido nos bastidores da política local e agora nos registros policiais. Na noite da última terça-feira (27), o policial penal aposentado e ativista político Marcos Antônio Miranda, popularmente conhecido como "Pedala", de 61 anos, protagonizou mais um episódio lamentável que terminou com a intervenção da Polícia Militar e a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato a servidor público. A vítima, identificada pelas iniciais J.R.S, atua como recepcionista no Centro de Referência, unidade que integra o programa municipal "Mais Tempo, Mais Saúde", voltado para o atendimento de trabalhadores no período noturno.

Segundo o boletim policial, Pedala chegou ao local acompanhado de seu filho menor. Após passar por uma triagem com um profissional de enfermagem, o ex-candidato a vereador não gostou do direcionamento dado ao atendimento do garoto e, em alta voz, começou a ofender verbalmente a recepcionista, que apenas cumpria o protocolo estabelecido. O Centro de Referência atende prioritariamente adultos que trabalham durante o dia e não têm condições de buscar assistência médica em horário comercial. Quando o atendimento de uma criança ou adolescente é solicitado fora do escopo do programa, um enfermeiro realiza avaliação e, se necessário, encaminha o paciente ao Hospital Laura de Vicuña ou à unidade de saúde do bairro, conforme a gravidade do caso.

Após o ataque verbal, Marcos deixou o local com o filho e desapareceu pelas ruas da cidade. Mas não por muito tempo. A guarnição da Polícia Militar realizou diligências rápidas e conseguiu localizá-lo nas imediações da Rua Osvaldo de Campos. Sem apresentar resistência, o suspeito foi conduzido à sede da 1ª Companhia da PM em Nobres, onde permaneceu até a confecção do TCO e, posteriormente, foi liberado sem apresentar lesões. O caso foi registrado como desacato a servidor público no exercício da função — artigo 331 do Código Penal Brasileiro.

O episódio reacende uma velha ferida na memória dos servidores públicos de Nobres. A recepcionista J.R.S, vítima do desacato, já havia sido alvo de ofensas por parte de Pedala em um caso ocorrido no ano passado, quando atuava no Hospital Laura de Vicuña. Coincidência ou perseguição? O fato é que, mais uma vez, o temperamento agressivo e impulsivo do ex-candidato volta a se evidenciar. Pedala, que já foi um dos principais opositores do ex-prefeito Leocir Hanel (UB) e agora ataca a gestão do atual prefeito Zé Domingos (UB), parece não ter aceitado o resultado das urnas. Em ambas as eleições em que apoiou a odontóloga Dra. Simone Mendes (PSB), em 2020 e 2024, a derrota foi clara, mas a oposição permanece feroz.

E como se não bastasse o histórico recente, há fantasmas mais antigos que voltam à tona. No calor das eleições de 2024, o então candidato a vereador Marcos Pedala protagonizou uma cena digna de filme de ação pelas ruas de Nobres perseguindo o jornalista André Godoy, do portal "Fatos de Nobres", ao lado de uma  chegando a atingir o veículo do profissional. A tentativa de intimidação não parou por aí: houve ameaças verbais e, dias depois, a coligação "Nobres para Todos", da qual fazia parte, tentou tirar o site do ar por meio da Justiça Eleitoral. O juiz responsável rejeitou o pedido, reforçando que liberdade de imprensa é um direito constitucional e que não se pode alegar fake news sem provas concretas.

Além disso, durante aquele período conturbado de campanha, outros dois jornalistas locais relataram terem sido ameaçados e ofendidos verbalmente por Pedala em grupos de WhatsApp. Embora as ameaças não tenham sido concretizadas fisicamente, os ataques verbais deixaram marcas e reforçaram a fama de intolerância do ex-candidato. E para completar o dossiê de polêmicas, uma fonte policial revelou que o veículo de Pedala, um Ford Ka, chegou a ser apreendido por estar com a documentação irregular.

É inegável: o nome de Marcos "Pedala" Miranda desperta sentimentos intensos — seja entre apoiadores fervorosos ou entre críticos indignados com seu comportamento reincidente. O que chama atenção é o fato de o mesmo cidadão que cobra respeito e moralidade na política local, não conseguir conter seus impulsos nem mesmo diante de servidores públicos que, como J.R.S, apenas cumprem seu dever em um serviço voltado à saúde da população. O Centro de Referência, onde tudo aconteceu, é justamente um símbolo de inclusão no atendimento: uma proposta inovadora da Secretaria de Saúde de Nobres que busca atender quem trabalha durante o dia e precisa de assistência no período noturno.

Mas para quem prefere o palanque ao diálogo, até uma recepcionista em serviço vira alvo de revolta. E assim segue o drama de Nobres, onde o palco político, muitas vezes, se confunde com a Cia da Polícia Militar e com a delegacia da Polícia Civil.

Share:

 


Share:

Hospital Laura de Vicuña em crise: entre repasses em dia, atrasos inexplicáveis e improvisos constrangedores

Redação 


Em um sentimento de indignação popular, profissionais da saúde do Hospital Laura de Vicuña, em Nobres, vivem dias de tensão e instabilidade. Apesar da Prefeitura Municipal ter garantido os repasses financeiros rigorosamente em dia — conforme vídeo institucional divulgado ainda na primeira quinzena de maio pelo secretário de Fazenda, Amilton Barreto — os médicos da unidade relatam atrasos nos pagamentos e incertezas que afetam diretamente suas vidas e o serviço prestado à população.

Segundo matéria publicada no site Notícias Nobre, nesta quinta-feira (22), a situação se agravou com relatos de médicos recém-contratados enfrentando sérias dificuldades financeiras. 

Muitos receberam apenas parte do pagamento e aguardam, com crescente angústia, o restante dos honorários e enquanto isso, a população, que já vinha reclamando do acesso e ao atendimento médico, enfrentando longas esperas. 

Um dos pontos mais revoltantes é o descaso com a recepção principal do hospital, que continua destruída desde o episódio em que uma recepcionista foi vítima de assédio por um paciente em surto. O homem vandalizou a área, danificando cadeiras, bebedouros e o balcão de atendimento. Desde então, a recepção segue inutilizada, sem qualquer sinal de reforma por parte da nova direção da unidade, que está sob comando do advogado e agora diretor geral, Dr. Silvério Soares.


Sem qualquer alternativa digna, pacientes — incluindo os que procuram atendimento particular — estão sendo recebidos de forma improvisada passa do pelo setor do laboratório São Bento, instalado em anexo em um corredor lateral, o que expõe ainda mais o desrespeito com a população e o despreparo administrativo da atual gestão hospitalar.

Questionada pela Imprensa Local sobre os atrasos nos pagamentos, a direção do hospital emitiu uma nota de esclarecimento alegando que houve um "pequeno atraso" por fatores externos à gestão e prometendo regularização nos próximos dias.


A nota, no entanto, contrasta fortemente com os relatos obtidos pela Imprensa Local e com o clima nos corredores da unidade: médicos visivelmente descontentes e pacientes revoltados com o atendimento precário, mas vale ressaltar aqui a título de informação que as recepcionistas do Hospital Laura de Vicuña mesmo apesar de todas adversidades tem atendido aos pacientes de forma educada e com muita empatia, sendo a precariedade na questão do espaço improvisado para o atendimento ao público.

As equipes do Site-Blog Pilão de Notícias e da NCC TV Web estiveram no Hospital Laura de Vicuña ainda na tarde de quinta-feira (22). E após serem atendidas com cordialidade por duas recepcionistas,conversaram informalmente com o diretor Dr. Silvério Soares, que chegou a sugerir que médicos falariam com a Imprensa. No entanto, os profissionais "selecionados" por ele se recusaram a se pronunciar, o que só aumentou o mistério e a desconfiança sobre os reais motivos por trás da crise.

A Prefeitura de Nobres reforçou, por meio de um vídeo institucional, do Secretário de Fazenda Amilton Barreto, que a dívida contratual com o hospital já foi praticamente toda quitada — dos R$ 1.417.000,00 reconhecidos, R$ 1.309.000,00 já foram pagos e que o restante aguarda apenas consolidação de dados técnicos e comprobatórios por parte da nova direção do Hospital Laura de Vicuña.

“A prefeitura pagou o contrato, nada mais deve. Tudo foi feito com transparência”, afirmou Amilton Barreto.


Transparência essa que agora parece faltar dentro da própria unidade hospitalar. Enquanto a população continua tendo que entrar por portas laterais, dividindo espaço com áreas laboratoriais, e os médicos aguardam seus pagamentos sem saber quando — ou se — serão regularizados, a gestão hospitalar mantém o discurso de normalidade, mas evita enfrentar os fatos com a devida seriedade.

Resta saber: os entraves para sanar problemas tão básicos como o pagamento de médicos e a reforma da recepção têm origem administrativa ou política? Vale lembrar que o atual diretor do hospital, Dr. Silvério Soares, atuou como um dos assessores jurídicos da candidata derrotada à prefeitura, que ficou em segundo lugar na disputa eleitoral, a odontóloga Dra. Simone Mendes (PSB), cuja Coligação Nobres Pará Todos foi vencida por apenas 500 votos pela chapa do atual prefeito Zé Domingos (UB). Coincidência ou apenas um acaso?

Fica a pergunta: até quando Nobres assistirá calada à deterioração de um hospital que, no papel, deveria representar acolhimento, saúde e dignidade?

Share:

 


Share:

Reviravolta política: vice-prefeita de Jauru pode ser cassada por compra de votos

Redação 


Um esquema de compra de votos desmontado às vésperas da eleição. Agora, o Ministério Público Eleitoral quer a cassação do prefeito Valdeci “Passarinho” e da vice-prefeita Enércia Monteiro.

A Justiça Eleitoral analisa uma das mais graves denúncias da eleição municipal de 2024 em Mato Grosso. Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida pela coligação “Por um Jauru Melhor” (PL, Republicanos e PRD), acusa os eleitos Valdeci José de Souza, o “Passarinho”, e Enércia Monteiro dos Santos de abuso de poder econômico, político e compra de votos.

O processo de nº 0600865-93.2024.6.11.0041 tramita na 41ª Zona Eleitoral de Araputanga-MT e já está na fase final, com parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à cassação dos diplomas e à declaração de inelegibilidade por oito anos.

O que aconteceu?

No dia 3 de outubro de 2024, a Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima alertando que eleitores estavam sendo pagos na casa da então candidata a vice-prefeita, Enércia Monteiro. A denúncia incluía descrição da roupa da eleitora, uso de mochila, e a existência de dinheiro e santinhos no local.

A polícia monitorou a casa com uso de drones, flagrou a movimentação e abordou a eleitora Valdirene Coelho, que estava saindo do imóvel com R$ 500 em espécie e material de campanha dos candidatos Passarinho e Enércia.

Levado à delegacia, o caso ganhou proporções maiores:

Sete pessoas foram presas em flagrante.

Entre os detidos estavam secretários municipais e um candidato a vereador da coligação.

Foram apreendidos mais de R$ 5.000 em dinheiro vivo, cheques assinados em branco e diversos materiais de campanha.

Confissão e tentativa de manipulação

Na delegacia, Valdirene confessou que recebeu dinheiro para votar e participar de comício, e que a própria Enércia entregou o valor com promessa de nova parcela após o evento.

Posteriormente, a vice-prefeita e aliados tentaram fazer a eleitora mudar seu depoimento, segundo o Ministério Público. O vereador João do Carmo (“Loro do Som”) e um advogado ligado à candidata teriam feito contato com a família da eleitora para orientá-la a negar os fatos.

Laudos periciais mostraram que, no mesmo dia do flagrante, Enércia enviou mensagens via WhatsApp para a eleitora dizendo:

“Preciso falar com você”

“Tá perto de alguém?”

Logo depois, ela realizou uma chamada de 7 minutos e 18 segundos, registrada em relatório técnico, indicando tentativa de aliciamento direto.

O que diz o Ministério Público?

O parecer do promotor eleitoral Eduardo Antônio Ferreira Zaque é contundente:

“A atuação foi organizada, reiterada e abusiva. A compra de votos ficou comprovada.  As provas demonstram que houve violação direta à liberdade do voto. O processo eleitoral foi corrompido.”

O Ministério Público pede:

Cassação dos diplomas de Valdeci e Enércia

Multa por captação ilícita de sufrágio

Declaração de inelegibilidade por 8 anos

Envio do caso para investigação penal

E agora? O que pode acontecer?

O processo está na reta final. A decisão está nas mãos do juiz da 41ª Zona Eleitoral, *que pode acatar o pedido do MPE e anular os mandatos dos eleitos. Se isso acontecer:*

Valdeci “Passarinho” e Enércia Monteiro perdem os cargos imediatamente;

Os dois ficam inelegíveis até 2032;

O município pode ter novas eleições.

O caso chocou o estado e reforça a importância da fiscalização e do combate à corrupção eleitoral. A decisão da Justiça deve sair nos próximos dias.

Share:

 VENHA SER UM COOPERADO


Share:

Grupo Mais de Comunicação dá boas-vindas à SS Transportes, nova parceira comercial da NCC TV Web, Blog Pilão de Notícias e Rosário Notícias


Redação 

Na manhã desta quinta-feira (22), foi oficializada uma nova parceria de sucesso que promete fortalecer ainda mais o alcance e a visibilidade de uma empresa em constante expansão. 

O Grupo Mais de Comunicação  e Agência de Notícias dá as boas-vindas à SS Transportes, que agora integra o seleto grupo de parceiros comerciais dos veículos NCC TV Web, Blog Pilão de Notícias e Rosário Notícias.

Com sede em Nobres (MT), a SS Transportes tem se destacado pela seriedade, eficiência e compromisso com seus clientes. Agora, com a força da comunicação multiplataforma do Grupo Mais, a empresa está pronta para ampliar seus horizontes comerciais, alcançando novos clientes nas regiões da Baixada Cuiabana e Médio Norte de Mato Grosso, ultrapassando as fronteiras de sua cidade de origem.


Essa parceria estratégica reforça o compromisso do Grupo Mais de Comunicação em impulsionar marcas que acreditam no poder da mídia digital e regional como ferramenta essencial de crescimento.

A união entre a SS Transportes e os três veículos do grupo promete ser sinônimo de resultados, visibilidade e expansão de mercado.

O Grupo Mais de Comunicação agradece pela confiança e reafirma: essa nova jornada será marcada por conquistas e grandes realizações. Seja muito bem-vinda, SS Transportes!

Share:

Associação dos Comunicadores de Diamantino é oficializada com a eleição de nova diretoria

Assessoria de Comunicação/Acord


Na noite desta sexta-feira, 16 de maio de 2025, foi oficialmente fundada a Associação dos Comunicadores de Diamantino (ACORD). 

A cerimônia de oficialização aconteceu na sede da TV Record, em Diamantino (MT), reunindo profissionais da imprensa local em um marco importante para o fortalecimento da comunicação no município. 

Durante o encontro, foi eleita e empossada a primeira diretoria da entidade. O jornalista Jonathan Both, do portal Diamantino News, assumiu a presidência da ACORD. Ao seu lado, o jornalista Kleiton Ribeiro, da TV Record, foi nomeado vice-presidente, enquanto a comunicadora e radialista Andréia Campos, da Rádio Parecis, ficará responsável pela secretaria e tesouraria da associação. 

A solenidade contou com a presença de importantes nomes da imprensa regional, como William Arruda, do jornal O Médio Norte; Márcio Mendes, do jornal O Divisor; Célio Morais, Escritório de Jornalismo News TV; Raoni Conte, do portal Diamantino Alerta; Felipe Lima, da rádio União Fm, além de demais convidados e profissionais da comunicação local. 

A criação da ACORD representa um passo significativo na organização e valorização da imprensa diamantinense. Segundo os membros da diretoria, a associação nasce com o objetivo de fortalecer os veículos de comunicação locais, promover a união entre os profissionais da área e defender os interesses dos comunicadores, garantindo mais representatividade e respaldo institucional à categoria. 

“Este é um momento histórico para todos nós. A ACORD será uma voz coletiva em prol do jornalismo sério, ético e comprometido com a sociedade diamantinense”, destacou o presidente Jonathan Both. 

Com a oficialização, a expectativa é de que a ACORD atue também em ações de capacitação, debates sobre liberdade de imprensa, fomento à comunicação comunitária e aproximação com instituições públicas e privadas. A associação promete ainda ampliar os espaços de diálogo entre os meios de comunicação e a população. 

A fundação da ACORD marca, assim, um novo norte para a comunicação de Diamantino, consolidando o compromisso com a informação de qualidade e o respeito aos profissionais da área. 



Share:

Servidora Pública de Primavera do Leste ignora embargo da Prefeitura e mantém obra particular em Praça do Bairro Volta Grande

Redação 

Moradores do Bairro Volta Grande, em Primavera do Leste, estão revoltados com a ocupação irregular de parte da Praça Leandro José Facco. A área, que deveria ser pública, está sendo utilizada para fins privados, com a construção e locação de kitnets.

Segundo denúncias feitas em agosto de 2024 pelos ex-vereadores Adriano Carvalho (Podemos) e Luiz Costa (PRD), a responsável pela ocupação seria Natalie Lombardo Castilhos, servidora pública efetiva da Prefeitura, aprovada para o cargo de gari. Na época da denúncia, ela ocupava também um cargo comissionado.

A polêmica gira em torno de um terreno que integra a praça e que está em litígio judicial. A servidora teria se aproveitado da indefinição jurídica para anexar parte da área a um lote vizinho e edificar construções destinadas ao comércio de aluguel. A obra foi embargada, mas, segundo relatos, a ocupação continua.

Documentos apresentados pelos ex-vereadores indicam que a área pertence ao município, e que deveria servir à comunidade como espaço de lazer. Já o Ministério Público alegou que, por ainda estar em litígio, o loteamento não foi oficialmente incorporado ao patrimônio público municipal.

O caso levanta debate sobre o uso indevido de bens públicos, e pode envolver possíveis infrações previstas no Código Penal, como apropriação indébita (Art. 168) e peculato (Art. 312), a depender da interpretação jurídica.

Enquanto a Justiça não se posiciona de forma definitiva, a população da região segue sem acesso a um espaço de convivência, e cresce a sensação de impunidade.

A obra realizada por Natalie Lombardo Castilhos em parte da Praça Leandro José Facco, no Bairro Volta Grande, está formalmente embargada desde janeiro de 2025, conforme auto expedido já sob a nova gestão municipal. 

O embargo impede qualquer tipo de construção, reforma ou locação no local, mas vem sendo ignorado pela servidora pública, que continua desrespeitando uma determinação expressa do Poder Executivo. 

A conduta dela pode ensejar a abertura de um processo administrativo disciplinar (PAD), já que ela foi devidamente notificada e insiste em descumprir o que foi estabelecido pelos fiscais de postura do município. A irregularidade, portanto, vai além da disputa judicial sobre a posse da área: trata-se de uma violação clara de ordem pública.

Além disso, moradores do Bairro Volta Grande se reuniram no início de maio para deliberar sobre a ocupação irregular, externando preocupação com o avanço da construção e a descaracterização do espaço comunitário. 

A revolta é geral, tanto pela perda da área pública quanto pelo impacto visual e urbanístico da obra, que não segue os padrões das residências da vizinhança, formada em sua maioria por casas de classe média e mesmo com a obra ainda inacabada e sem nenhum morador nas kitnets, a expectativa de que a ocupante finalize a construção e comece a locação tem gerado tensão entre os moradores.

Share:

Vaticano divulga brasão, lema e assinatura do Papa

 Repórter MT



O Vaticano divulgou, na manhã deste sábado (10), o brasão, o lema e a foto oficial do Papa Leão XIV, eleito para suceder o Papa Francisco. O conclave aconteceu na manhã de quinta-feira (8).

O brasão é composto por um escudo dividido na diagonal em duas partes: a de cima tem um fundo azul e o símbolo de um lírio branco.

Na parte de baixo, um fundo claro e a imagem de um livro fechado sobre o qual há um coração trespassado por uma flecha – símbolo que remete à Ordem de Santo Agostinho.

Os traços restantes são os mesmos que Leão XIV já utilizava em seu brasão anterior, escolhido na época de sua consagração episcopal – assim como o lema “In Illo uno unum”, pronunciado por Santo Agostinho em um sermão para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.





Share:

Abilio acaba com feriados emendados nas escolas públicas de Cuiabá



Repórter MT 

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou nessa quarta-feira (7) que as unidades de ensino da rede municipal não poderão mais adotar feriados prolongados durante os quatros anos de sua gestão. Segundo o gestor, é incoerente que as crianças fiquem sem aula enquanto os pais, funcionários da rede privada, seguirão trabalhando normalmente.

“Se o trabalhador está trabalhando, a criança tem que estar na escola. Como assim? Se for feriado para todo mundo, vai ser feriado na escola também. Se não for feriado para todo mundo, não será feriado na escola. [...] A emenda é uma medida que foi aplicada no passado, mas que não será aplicada durante os quatros anos da nossa gestão”, pontuou.
Share:

Júlio Campos afirma que desavenças com Flávia ficaram no passado



RD News


O deputado estadual Júlio Campos (foto), em entrevista ao Rdtv Cast, durante visita à sede do Rdnews, avalia que a prefeita de VG Flávia Moretti (PL) já navega em águas mais serenas após enfrentar duros embates políticos, a grande maioria com próprios aliados do PL.

Para Júlio, que foi apoiador de Kalil Baracat (MDB), que tentou a reeleição e foi derrotado, Flávia, aparentemente, conseguiu se alinhar com o vice Tião da Zaeli (PL), cumprindo acordos de campanha e dividindo o poder. Além disso, pondera que há um maior diálogo com o presidente da Câmara Wanderley Cerqueira (MDB). 

Sobre a relação entre os Campos e a prefeita, o deputado garante que as desavenças do processo eleitoral ficaram para trás e que quer ajudar VG a crescer.
Share:

Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de casa em Nobres

Notícias Nobre

Um homem de 38 anos foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (9), no bairro Jardim Petrópolis, região da Cohab Pôr do Sol, em Nobres (MT). 

A vítima foi identificada como Antônio Carlos Costa Alves. Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 14h15. 

A corporação foi acionada após familiares encontrarem Antônio já sem vida dentro da residência onde morava. 


Ele apresentava marcas de disparos de arma de fogo. A motivação do homicídio ainda é desconhecida. 

A Polícia Civil investiga o caso para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do crime.

Share:

Tapa-buraco mobiliza 15 equipes e atende mais de 50 vias em toda região do CPA

Gazeta Digital 


A Prefeitura de Cuiabá iniciou, nesta quinta-feira (8), um grande mutirão de tapa-buraco que contempla toda a região do CPA. Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a ação mobiliza 15 equipes de trabalho e abrange mais de 50 vias, entre elas avenidas de grande fluxo de veículos, linhas de ônibus e ruas residenciais. Durante a atividade, os CPAs I, II, III e IV serão contemplados com a força-tarefa.

A força-tarefa deve se estender até o final de semana e prevê o tratamento de aproximadamente 500 buracos. Ao todo, 130 colaboradores estão envolvidos na operação, que segue um rígido processo técnico para garantir maior durabilidade nos reparos. A preparação das vias inclui a remoção da umidade e resíduos, aplicação de brita fina e, na sequência, a pavimentação com asfalto quente compactado.

Durante os serviços, medidas de segurança são adotadas para minimizar transtornos à população, como isolamento das áreas e sinalização adequada. Quando necessário, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) organiza desvios temporários para garantir o fluxo do trânsito.


Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, a ampliação da operação atende à determinação do prefeito Abilio Brunini e representa um esforço concentrado para melhorar a trafegabilidade da capital.


“Estamos com as equipes atuando em escala ampliada, inclusive à noite e aos fins de semana, para acelerar a recuperação da malha viária. A Grande CPA é uma região extensa e estratégica para a cidade, por isso nosso compromisso é garantir vias mais seguras e confortáveis para a população”, afirmou o secretário.

Antes, as equipes atuavam apenas em dias úteis nos turnos da manhã e tarde, e aos sábados até o meio-dia. Agora, com a nova rotina, os trabalhos ocorrem também à noite, aos sábados em período integral, garantindo maior alcance das ações.

A população pode colaborar com a programação da Secretaria por meio do canal ZapObras, disponível pelo WhatsApp (65) 9 9216-0484. As solicitações são analisadas conforme o grau de urgência, priorizando os trechos mais críticos.

Share:

Morador de MT alvo de piada de Carlinhos Maia espera há mais de 10 anos por cirurgia de R$ 471 mil

G 1/MT



Luiz Antônio dos Santos, de 31 anos, espera por uma cirurgia, no valor estimado em R$ 471 mil, para correção da mandíbula há mais de 10 anos. Na última terça-feira (6), o influenciador Carlinhos Maia foi condenado ao pagamento de R$ 200 mil por danos morais, por causa de uma piada feita sobre a má formação óssea de Luiz Antônio. Nas redes sociais, Carlinhos informou que irá recorrer da decisão.

Atualmente, Luiz Antônio trabalha como motorista particular para uma família, em Cuiabá, e realiza o curso técnico de edificações no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). De acordo com advogado de defesa, ele mora sozinho, mas conta com ajuda de amigos e parentes.

Devido à má formação, causada por uso errado de um fórceps - aparelho que serve para fazer a retirada do bebê - no momento do nascimento, Luiz enfrentou inúmeros problemas na fala e na alimentação. Ele também tem dificuldade para fechar os olhos.

"Devido os vários procedimentos, ele perdeu a sensibilidade em algumas regiões do rosto e não consegue fechar os olhos. Para fechar, ele precisar passar a mão na pálpebra e, na hora de dormir, ele dorme de olho aberto", explicou.

Ainda segundo o advogado, os olhos ficam vermelhos e precisam ser hidratados com frequência. O sono comprometido acaba afetando outras áreas da vida, causando falta de atenção e cansaço.

O tratamento

Luiz precisou passar por seis cirurgias. Natural de Nortelândia, a 254 km de Cuiabá, ele se mudou para a capital para fazer o tratamento.

O primeiro tratamento foi realizado em 2012 para liberação da mandíbula e otimização da mastigação. Em 2015, ele se submeteu a uma cirurgia para correção maxilomandibular e reconstrução da Articulação Temporomandibular (ATM) - responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca. No entanto, foi necessário retirar a prótese, em 2016, devido a uma infecção causada pela rejeição.

Em 2017, Luiz Antônio passaria por uma nova cirurgia para reconstrução da ATM, mas não foi realizada por causa da inespecificidade do material autorizado pelo convênio dele na época. Agora, ele aguarda pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a oportunidade de realizar uma nova cirurgia.

"O médico me explicou que é uma prótese específica feita por um laboratório no exterior. É necessário fazer o exame de imagem do rosto dele para fazer uma prótese de acordo, caso contrário, irá rejeitar como a anterior", disse o advogado.

O procedimento estimado no valor R$ 471 mil é dividido em duas estapas. A primeira inclui exames odontológicos, enquanto a segunda abrange custos hospitalares e de materiais. Todo o tratamento dura, em média, 18 meses.

A condenação de Carlinhos Maia

Em 2023, Carlinhos Maia comparou o procedimento estético que fez, com a má formação de Luiz Antônio. Na época, Luiz Antônio lamentou a publicação do influenciador e disse que Carlinhos não sabe o que ele passou.

“É desumano o que ele falou, o que ele fez. É preciso respeito, acho repugnante o humor estúpido que debocha da condição física das pessoas. A pessoa faz um deboche e não vê o interior dela. Não sabe o que está passando, o que aconteceu”, disse.

Na última terça-feira, a Justiça de Mato Grosso condenou o influenciador ao pagamento de R$ 200 mil por danos morais a Luiz Antônio, pela piada.

Nas redes sociais, Carlinhos disse que irá recorrer da decisão e afirmou que considera o valor "estranho e absurdo". Ele também julgou a sentença injusta, já que, segundo ele, a imagem de Luiz que ele compartilhou na época circula há anos nas redes sociais (assista o vídeo).

“Eu acho isso um absurdo [...] não tinha problema de mandar R$ 200 mil ou de mandar muito mais, mas para uma instituição de caridade ou qualquer coisa no Mato Grosso. A gente vai recorrer, porque eu achei esse pedido estranho nesse valor por uma imagem de domínio público”, explicou.

Nos stories publicados nessa quarta-feira (8), Carlinhos relembrou o caso e afirmou que, na época, entrou em contato com "pessoas em comum" com Luiz Antônio.


No entanto, ao g1, o advogado de defesa declarou que o influenciador não custeou nenhum procedimento e que não houve contato oferecendo ajuda a Luiz.



"Mandou um 'oi' pra ele no Instagram, mas não passou disso", disse.





Share:

Eleito no 1º conclave: Leão 14 é o papa mais jovem desde João Paulo 2º



UOL

O cardeal Robert Prevost, agora Leão 14, é o papa mais jovem nos últimos 35 anos. Desde 1990, não há um papa com menos de 70 anos comandando a Igreja Católica.
O que aconteceu

Papa João Paulo 2º foi eleito em 1978, quando tinha 58 anos. Em 1990, ele fez 70 anos. Leão 14 tem 69 anos.

Bento 16 foi o papa mais velho a ser eleito, com 78 anos. Já Francisco foi escolhido papa aos 76 anos de idade.

Robert Francis Prevost, agora Leão 14, é o primeiro papa norte-americano. Ele, que também tem nacionalidade peruana, foi escolhido hoje no conclave após quatro escrutínios.

Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023. Antes de se tornar padre, aos 22 anos, se formou matemático.

Prevost passou um terço de sua vida nos Estados Unidos. O restante entre a Europa e a América Latina, uma das periferias do mundo, de onde também era natural o argentino Jorge Mario Bergoglio.

Arcebispo emérito de Chiclayo, cerca de 750 quilômetros ao norte de Lima, Prevost deixou o Peru para se juntar ao governo do Vaticano. Lá, ele chefiou o Dicastério para os Bispos, que tem a importante função de aconselhar o papa sobre a nomeação de líderes da Igreja.

Quem foi o papa mais jovem da história?

Papa mais jovem a ocupar o posto de líder da Igreja Católica foi Bento 9º. Em 1032, quando o romano assumiu o cargo pela primeira vez, alguns documentos históricos afirmam que ele 11 anos, outros dizem 12 e há o que registrem 20 anos. O Catálogo de Papas da Igreja Católica, por sua vez, informa apenas que ele era "extremamente jovem" quando tomou posse.

De família aristocrata, o jovem romano batizado de Teofilacto de Tusculum foi papa três vezes. Seu primeiro papado foi de 1032 a 1044; o segundo foi bastante breve, de abril a maio de 1045; e o terceiro, de 1047 a 1048. Na primeira e na última vez que ocupou o cargo, Bento 9º teria sido deposto. Já na segunda, ele teria vendido o papado para poder se casar e financiar a cerimônia.
Share:

Habemus papam: fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina; papa é norte-americano


G1/MT 

A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), mostrando que cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica.

"Habemus papam", disse o Vaticano logo após a fumaça.

Fumaça branca — Foto: Reprodução
Fumaça branca — Foto: Reprodução
Os sinos da Capela Sistina também tocaram, indicando que os 133 cardeias que estavam confinados desde a manhã de quarta-feira (7) escolheram o cardeal que vai substituir o papa Francisco.

O cardeal eleito é Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. Ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, onde foi apresentado oficialmente como pontífice.

A eleição de um novo pontífice também seguiu a tendência das duas eleições de papa anteriores, em 2005 e 2013, e ocorreu no 2º dia do conclave. Desta vez, havia a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior.

A eleição do novo pontífice veio após uma fumaça preta ainda na manhã desta quinta-feira e outra na rodada inicial, na quarta-feira (7).

A escolha do novo papa ocorre também 17 dias após a morte de papa Francisco, por conta de um por conta de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora tenham sido episódios inesperados, ocorreram em um momento de saúde frágil de Francisco. Ele havia recebido alta após passar cinco semanas internado para tratar uma pneumonia.

Em um papado de 12 anos, Francisco promoveu reformas históricas e aproximou a Igreja de um catolicismo mais próximo aos fiéis, que são mais de 1,3 bilhão de pessoas pelo mundo mas que vêm diminuindo gradualmente.

A fumação branca também encerra oficialmente o chamado período de Sé Vacante, em que o "trono" da Igreja Católica fica sem um líder entre a morte de um pontífice e a eleição do sucessor.

Agora, um novo papado se iniciará e indicará se o Vaticano tem a intenção de seguir, ao menos parcialmente, ou ainda avançar na agenda de Francisco.
Fiéis se emocionam após anúncio de novo papa — Foto: Reuters
Fiéis se emocionam após anúncio de novo papa — Foto: Reuters
Multidão

A multidão de fiéis, turistas e curiosos que acompanhou a escolha do papa de pé por horas na praça São Pedro também confirmou que a Igreja Católica segue despertando atenção e protagomismo mundial, mesmo com a perda gradual de seguidores.

Nos momentos de pico, durante os horários aproximados para que a fumaça fosse expelida após a votação, o público que ocupava a praça chegou a 45 mil pessoas, segundo o Vaticano.

No momento do anúncio, milhares estavam reunidos na praça São Pedro e houve comemoração, abraços e choros ao verem a fumaça branca.
Fiéis se emocionam após anúncio de novo papa — Foto: Reuters
Fiéis se emocionam após anúncio de novo papa — Foto: Reuters


Share:

Polícia Militar de Nobres detém motorista embriagado após acidente na Avenida JK

 


Redação 

Neste sábado, 03 de maio de 2025, por volta das 12h10, policiais da 1ª Companhia de Polícia Militar de Nobres foram acionados via celular funcional para atendimento de uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo dois veículos, nas imediações da rotatória do posto Petrofurt, localizada na Avenida Juscelino Kubitscheck, sentido centro, bairro Centro, município de Nobres.

De imediato, a guarnição deslocou-se até o local indicado, onde foi constatado o acidente envolvendo a caminhonete Ford Ranger branca, ano 2020/2021, placas RAT5I09, e o automóvel Fiat Siena preto, ano 2006/2007, placas DUM1D08. Ambos os veículos estavam na Av. JK, sentido centro, com a caminhonete à frente e o Siena logo atrás. 

No local, verificou-se que a caminhonete apresentava danos no paralama da roda dianteira direita, enquanto o Fiat Siena tinha a parte frontal totalmente danificada, com danos de grande monta.


O condutor da caminhonete, D.E.A., de 39 anos, relatou que, ao ingressar na rotatória para acessar a Avenida JK, foi atingido pelo Fiat Siena, que vinha da Avenida Moacir Parzianello. 

O condutor do Siena, V.F.S.C., de 43 anos, confirmou o relato e alegou ter ficado sem freios no momento do acidente. V.F.S.C. não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apresentava sinais de alteração da capacidade psicomotora, como olhos vermelhos, dispersão e fala arrastada. 

Foi realizado o teste de etilômetro utilizando o aparelho da marca "Elec", modelo BAF-300, número de série 07461, com resultado de 0,70 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado, configurando, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, crime de conduzir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.

Diante dos fatos, D.E.A. foi detido no local e conduzido até a 1ª Companhia de Polícia Militar de Nobres, onde foi lavrado o boletim de atendimento. O autor foi posteriormente encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. 

A detenção de D.E.A ocorreu sem o uso de algemas e não houve registro de lesões corporais. O Fiat Siena permaneceu no local por não apresentar condições de trafegabilidade, sendo devidamente sinalizado. 


Veja abaixo o vídeo do acidente.

Share:

from moviepy.editor import * from gtts import gTTS # Caminhos para os arquivos image_path = "/mnt/data/A_digital_photograph_features_a_close-up_portrait_.png" output_path = "/mnt/data/video_bebes_kauana_marcos_v2.mp4" # Textos a serem falados pelas vozes de bebê texts = [ "Oiê, eu sou a Kauana!", "Olá, eu sou o Marcos!", "Somos casados e temos uma filha de 13 anos, a Natália!" ] # Gerar áudios com voz de bebê (gTTS como substituto mais leve) audio_clips = [] for i, text in enumerate(texts): tts = gTTS(text, lang='pt-br') audio_path = f"/mnt/data/audio_bebe_{i}.mp3" tts.save(audio_path) audio_clips.append(AudioFileClip(audio_path)) # Combinar áudios sequencialmente total_audio = concatenate_audioclips(audio_clips) # Criar clipe de imagem com duração igual à do áudio image_clip = ImageClip(image_path).set_duration(total_audio.duration).set_audio(total_audio).resize(height=720) # Música de fundo suave music = AudioFileClip("/mnt/data/bgm_soft_happy.mp3").volumex(0.2).set_duration(total_audio.duration) final_audio = CompositeAudioClip([total_audio, music]) # Definir áudio final e exportar vídeo final_video = image_clip.set_audio(final_audio) final_video.write_videofile(output_path, fps=24)

Em Rosário Oeste a dica é:

Em Rosário Oeste a dica é:

Marcadores

Arquivo do blog

Postagens Recentes